O WhatsApp lançou nesta quinta-feira a funcionalidade Comunidades, pela qual será possível abrigar no aparelho grupos com milhares de usuários. No Brasil, a empresa vai aguardar o fim das eleições para disponibilizar a nova ferramenta, um guarda-chuva de grupos que poderão reunir até cerca de 2,5 mil pessoas.

Também será possível fazer ligação e chamadas de vídeo em grupo de até 32 pessoas, o que até então é possível realizar com oito pessoas.

Assine nossa newsletter gratuita para receber notícias da Agência Nossa 

Em outra mudança, administradores de grupos poderão apagar mensagens de outros participantes, possibilidade que não existe ainda no aplicativo de mensagens.

As novidades, porém, só serão implementadas no Brasil após as eleições, já que a empresa firmou compromisso com autoridades brasileiras para evitar mudanças e assim não comprometer o andamento de medidas contra notícias falsas.

Em fevereiro, o WhatsApp fechou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater desinformação durante as eleições. O CEO da empresa, Will Carhcart, se comprometeu a não implementar nenhuma mudança significativa de produto no Brasil antes das eleições.

O objetivo da aplicativo ao lançar o supergrupo é agregar diferentes grupos em um espaço compartilhado, com a possibilidade de enviar mensagens para vários deles ao mesmo tempo.

De maneira que atenda pequenos grupos com o mesmo interesse, como escolas, membros de congregações religiosa, moradores de um mesmo condomínio ou até mesmo empresas.

Mas essa funcionalidade desperta receio de analistas em combate à desinformação, pois quanto mais gente para compartilhar informações, maior a chance de se disseminar notícias falsas.