Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Até agora 1,5 milhão de pessoas já se inscreveram. As taxas são de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para o bloco de cargos de nível médio. O CNPU terá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. As provas serão descentralizadas e ocorrerão em 220 cidades no mesmo dia.

No Rio de Janeiro, haverá provas em 11 cidades: Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João do Meriti e Volta Redonda.

Há cargos que terão lotação em várias regiões do Brasil, mas, além deles, os editais já preveem vagas com lotação específica para o Rio de Janeiro no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Saúde, INCRA, IBGE, INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) entre outros.

Das vagas já especificadas para o estado do RJ, há as de médico, psicólogo, arquivista, bibliotecário, engenheiro especialista em ciência e tecnologia, analista em reforma agrária, contador, antropólogo, assistente social, economistas e muitas outras.