A Petrobras está entre as três melhores no ranking de empresas que se destacam por práticas de atração de talentos e estratégias de Marca Empregadora. O resultado foi atestado pela Randstad, líder global em soluções de Recursos Humanos. Para esses profissionais, os principais fatores que colocaram a Petrobras no Top 3 foram possibilidade de progressão de carreira, empresa financeiramente saudável, estabilidade no emprego.
É a primeira vez que Equidade aparece entre os cinco principais critérios para escolha de talentos. Os processos de entrada na Petrobras, via concurso público, são objetivos e livres de discriminação.
“Em relação a diferenças salariais, no caso da Petrobras, temos uma política de cargos e salários clara e objetiva, que contribui para mitigar desigualdades”, destaca a Gerente Executiva de RH Lilian Soncin. Além da presidente Magda Chambriard e da diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti, a companhia acaba de indicar mais duas mulheres para a diretoria executiva: a geóloga Sylvia dos Anjos para a diretoria de Exploração e Produção, e Renata Baruzzi, formada em Matemática, para a Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação.
Na pesquisa, outros atributos importantes ao escolher um empregador são salário e benefícios atrativos, ambiente de trabalho agradável, equidade e gestão sólida.
“Esse reconhecimento é para toda a Petrobras. É resultado de uma grande parceria das nossas áreas de RH, RS e Comunicação para tornar a Petrobras mais inclusiva e diversa. São decisões da direção da empresa, com a valorização profissional de nossos funcionários, salários dignos e oportunidades de crescimento na carreira. Por isso, é fundamental que todos brasileiros e brasileiras se vejam retratados na maior empresa do país e que os mais diversos profissionais possam fazer parte dela, com igualdade de acesso e oportunidades,”, afirmou a diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti.
A pesquisa foi realizada com cerca de 173 mil pessoas e com 6.084 empresas, em 32 mercados ao redor do mundo, que abrangem mais de 75% da economia global. No Brasil, a pesquisa ouviu cerca de 4.500 pessoas sobre a percepção da atratividade dos 150 maiores empregadores do país.
Outros diferenciais da Petrobras em relação ao mercado são alto investimento em desenvolvimento, criação de oportunidades dentro da empresa, benefício para estagiários(as) e jovens aprendizes, licença estendida e carga reduzida para mães e pais, assistência diferenciada e trabalho remoto para pessoas com deficiência e a premiada Universidade Petrobras.
A companhia valoriza a diversidade, a equidade e a inclusão e vem adotando uma série de medidas nesse sentido. Uma delas é o Plano de Melhoria da Acessibilidade, com cerca de 80 ações implementadas. Outra foi a aprovação da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão em 2023, que estabelece, entre seus princípios, o compromisso de a Petrobras fortalecer a cultura inclusiva. Além disso, como parte do Plano Estratégico, foram definidas metas de alcançar 25% de pessoas negras e 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030.
A Petrobras conta com mais de 40 mil empregados. O último concurso, realizado em 2023, foi um dos mais concorridos da história da empresa, com 161.460 inscrições, um aumento de 47% em relação ao anterior. Pela primeira vez, 20% das vagas foram destinadas a pessoas com deficiência (PcD), percentual bem acima dos 5% previstos em lei.
O número de inscritos para essas oportunidades subiu 244%, mostrando o interesse de públicos diversos em trabalhar na companhia. Já o número de mulheres inscritas aumentou 49%. Também houve reserva de 20% das vagas para pessoas negras, em conformidade com a legislação. “A Petrobras é para todas e todos. Queremos atrair ainda mais mulheres, pessoas negras, PcDs e jovens para nossos processos seletivos”, finalizou a diretora.