Candidato à Prefeitura de Niterói pela terceira vez, Rodrigo Neves (PDT) nasceu em junho de 1976, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Criado em Niterói, foi vereador e prefeito reeleito da cidade  de 2013-2020. Foi também deputado estadual e secretário de estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Cientista social UFF), Rodrigo Neves esteve à frente da Prefeitura quando Niterói obteve conquistas socioambientais importantes, como o primeiro lugar em IDH do estado e o melhor índice de saneamento básico. Conquistou reconhecimento da ONU por sua eficiente atuação na pandemia.

Políticas sociais e Trabalho

Propõe

Reordenar e ampliar a rede pública socioassistencial; implantar projeto interdisciplinar de atendimento à população em situação de rua; ampliar a moeda Araribóia; implantar medidas de acessibilidade nas praias; construir novas unidades habitacionais, criar um plano de acessibilidade; expandir ações de atendimento à mulher bem como empreendedorismo e empregabilidade; promover cultura antirracista nas escolas; criar incubadora para inclusão social, produzir dados sobre a população LGBTQIAPN+, estimular a Economia Solidária.  Clique aqui para receber todas as propostas.

Faz/Fez/Diz/Aponta

 Premiado pela ONU pelas políticas adotadas durante a pandemia de Covid, criou programa de renda básica para apoiar 50 mil famílias necessitadas e preservou mais de 15 mil empregos ao oferecer o programa Empresa Cidadã para micro e pequenas não demitirem seus funcionários. Antes, em abril de 2014, porém o Tribunal de Contas do Estado o multou por falha na fiscalização da concessão de aluguel social quando era secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Educação

Propõe

Ampliar efetivo de profissionais para alunos da educação especial, oferecendo formação continuada para a rede; expandir as plataformas digitais da cidade; expandir o Programa Poupança Escola, contemplando os alunos jovens (EJA); ampliar o tempo integral no ensino fundamental da rede municipal; criar Programa de Inovação nas escolas; fortalecer parcerias para promover estratégias de melhoria de ensino e aprendizagem, com avaliação periódica, na rede pública municipal.  Clique aqui para receber todas as propostas.

Faz/Fez/Diz/Aponta

Na gestão de Rodrigo Neves, Niterói  ganhou 26 escolas, com realização de concurso público e plano de cargos e salários para os professores. Porém, a cidade ainda tem um longo caminho pela frente para melhorar o desempenho dos alunos, com índices do Ideb fracos no ranking nacional.

Saúde

Propõe

Reestruturar a rede de saúde, contemplando todos os segmentos da sociedade; criar Centro Regionalizado de Exames e Diagnóstico; criar a Policlínica para expansão do atendimento na região Leste e revitalizar todas as policlínicas da cidade; criar centros de especialidade multifuncionais;  ampliar o Programa Médico de Família; implementar sistema informatizado de marcação de consultas para redução de filas da rede de saúde pública municipal; oferecer serviços especializados para diagnóstico e atendimento de pessoas neuro divergentes e apoio e a mães atípicas.

Faz/Fez/Diz/Aponta

Rodrigo Neves recebeu prêmio de reconhecimento da Organização das Nações Unidas pelas ações rápidas e eficazes na pandemia. Niterói foi uma das primeiras cidades a determinar quarentena e teve o primeiro hospital de referência para o enfrentamento da pandemia. Na sua gestão foi reaberta e reformada a emergência do hospital pediátrico Getulinho. Foi entregue o Hospital Municipal Oceânico de Niterói e 14 unidades do médico de família. Por outro lado, a superlotação de hospitais na cidade é visível, com filas intermináveis para exames e cirurgias. 

Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

Propõe

Desobstruir Canal de Ligação da Lagoa de Itaipu; ampliar o investimento em radares meteorológicos, sistema de pluviômetro e sistema de alertas; continuar investindo em obras de contenção de encostas e reflorestamento; ampliar a capacidade de drenagem de rios; ampliar o Programa Jovem EcoSocial; criar o Parque da Orla da Lagoa de Itaipu e do Centro de Mudanças Climáticas; concluir as obras de macrodrenagem da Engenhoca, Barreto e das ruas Paulo Alves, Presidente Backer e Roberto Silveira. Clique aqui para receber todas as propostas.

Apoie o jornalismo independente que só a Agência Nossa faz e participe das reuniões de pauta

 

Faz/Fez/Diz/Aponta

Rodrigo Neves (PDT) era secretário executivo da prefeitura de Niterói quando o município encaminhou para a Câmara Municipal a proposta de um novo plano urbanístico que promoveu alterações significativas nos gabaritos de construções na cidade, aprovado em março deste ano. Antes, como prefeito, promoveu importantes obras de contenção frente a ameaças constantes de deslizamentos agravados pelas mudanças do clima já sentidas em nossa cidade.

Cultura e Lazer

Propõe

Inaugurar o Centro Cultural da Zona Norte e criar um novo Centro Cultural na Região Oceânica; ampliar parques esportivos, incluindo um Skate Parque na Região Oceânica; fortalecer a cultura do carnaval; criar a Lei de Incentivo ao Esporte; desenvolver a economia criativa e da cultura; inaugurar a arena esportiva da concha acústica. Clique aqui para receber todas as propostas.

Faz/Fez/Diz/Aponta

Niterói vive um boom de shows e eventos nos últimos anos, quase sempre com algum apoio direto ou indireto da Prefeitura. Também foram valorizados parques fora da zona sul, como a revitalização do Horto no Fonseca e o Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC), um complexo que oferece treinamento esportivo e atividades físicas e de lazer para milhares de moradores de um dos bairros mais carentes da cidade.

Veja também propostas e realizações dos outros candidatos:

Bruno Lessa

Carlos Jordy

Talíria Petrone

Voltar para o menu completo do Match Eleitoral

O Match Eleitoral Niterói é um produto jornalístico desenvolvido pela Agência Nossa com apoio do programa GNI Startups Lab – criado pela Google News Initiative em parceria com a Echos (Laboratório de Futuros Desejáveis). Equipe: Sabrina Lorenzi (Projeto e Edição), Neise Marçal (Apuração e Reportagem), Cláudia Mancini (Consultoria de Projeto), Clara Lorenzi (Design) e Márcio Loureiro (Desenvolvimento).