Um levantamento com uma base final de 50 mil menções para análise de informações públicas sobre iniciativas das maiores empresas brasileiras nas áreas ambiental, social e governança coloca o Banco do Brasil em primeiro lugar nestas ações ESG. Produzido pela Insight Comunicação, o ranking tem, na sequência, Petrobras, Ambev, Suzano, Caixa, Bradesco, Gerdau, Natura, Santander e Itaú Unibanco, o TOP 10.
O Anuário Integridade ESG utiliza metodologia desenvolvida com a combinação de ferramentas de bigdata e uso de inteligência artificial para avaliar as iniciativas corporativas e investimentos relacionadas aos eixos ESG.
A mineração das informações gerou uma base de dados final com 50.000 menções de maior relevância. A essa base de dados foram aplicados algoritmos de inteligência artificial para se chegar ao Índice de Imagem ESG para cada empresa, com parâmetros de page rank, retenção, aderência, alcance e sentimento. A metodologia coloca luz sobre as ações corporativas positivas. Os aspectos negativos em relação ao ESG foram contabilizados de forma a subtrair pontuação das empresas.
A Insight conclui na publicação que os dados levantados corroboram esforços do setor de Petróleo e Gás para ampliar suas práticas sustentáveis e desenvolver tecnologias de descarbonização. O segmento de Biocombustíveis se “apresenta como peça central na construção de um futuro energético mais limpo e seguro”.
As principais companhias do setor de Alimentos e Bebidas, segundo o anuário, têm adequado suas unidades produtivas à agenda ESG, principalmente com gestão hídrica para reduzir o consumo de água e uso de energia limpa nas diversas fases de produção.
“Essa edição do Anuário Integridade ESG se consolida como um instrumento de benchmark para as áreas de sustentabilidade das empresas. A publicação permite que os profissionais encontrem referências relevantes de ações e compromissos em temas ambientais, sociais e de governança”, diz o CEO da Insight João Pedro Faro.