Niterói vai sediar a partir da próxima semana o campeonato mundial de canoa polinésia, modalidade esportiva que é febre nas águas da cidade. A Praia de São Francisco, na Zona Sul da cidade, será o ponto de partida para o maior evento do esporte do mundo. Pela primeira vez realizado no Brasil no formato maratona, o Campeonato Mundial de Va’a 2025 reunirá mais de 819 atletas de 26 países, celebrando esporte, cultura e conexão com o mar.

As provas terão percursos que chegam a 24km, com largada na Baía de Guanabara e passando pela Praia de Piratininga e voltando para São Francisco, em um trajeto que desafia os atletas e encanta o público com as belezas naturais de Niterói.

Faça parte da nossa comunidade para receber reportagens exclusivas sobre Niterói

“A realização do Mundial de Va’a em Niterói é motivo de orgulho para a nossa cidade. É uma oportunidade única de celebrar o esporte, valorizar nossa conexão com o mar e mostrar ao mundo as belezas naturais e culturais que fazem de Niterói um lugar especial. Estamos prontos para acolher atletas e visitantes com carinho, organização e estrutura”, destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

A cerimônia de abertura acontece no dia 15 de agosto, às 19h, com entrada gratuita e uma programação especial que inclui shows, praça de alimentação e expositores. No dia seguinte, 16 de agosto, a partir das 7h, começam as disputas oficiais que vão até o dia 20.

A canoa polinésia é uma dos esportes mais praticados na cidade. Foto: Corroh Gomes/Divulgação Prefeitura de Niterói

As provas serão realizadas em percursos que chegam a 24 quilômetros, com largada na Baía de Guanabara e passando pela Praia de Piratininga e voltando para São Francisco, em um trajeto que desafia os atletas e encanta o público com as belezas naturais de Niterói.

O Brasil vem forte na disputa por medalhas, com destaque para nomes e equipes de Luan dos Reis (V1 Júnior 16); Kaique Passos (V1 Júnior 19); Equipe Brasil (V6 Júnior 19); Master 40 e Master 50); Luana Vitorazo (V1 Open); Nina Peres (V1 Júnior 19); Marta Terra (V1 Master 50) e Equipe Brasil V6 (Master 40).

Marta Terra, de 51 anos, com título Sul-Americano no currículo e o vice Pan-Americano na temporada passada, vai representar o país na categoria V1 Master 50 anos em busca do título: “Tive a emoção de participar de representar meu País em outros Mundiais como na Austrália, Havaí, mas realmente competir em casa, na nossa raia, com a torcida da família e dos amigos, é muito melhor que qualquer sonho que eu pudesse ter. Confesso que só em participar deste momento já é algo grandioso e muito sonhado, e será um momento inesquecível, com certeza. Após conquistar o Vice-campeonato na categoria, no individual e em equipe, pelo Clube Naval de Charitas, com minha equipe Mana Brasil, ano passado, no Pan Americano que aconteceu na mesma raia que acontecerá o Mundial, terei a oportunidade novamente de representar toda uma comunidade”, destacou a atleta.

Outra niteroiense na disputa é a irmã dela, Tereza, que disputará a competição na categoria Master 60 e merece um carinho especial de Marta: “Miinha é minha mentora da vida, atleta de canoa também, irá representar nosso país neste Mundial, com sua equipe as Kamanas, na Master 60, é aquela que antes de eu ter meu primeiro treinador, sempre acreditou e quando duvidei, ela acreditou por mim”, apontou.