Ondas perfeitas de três metros neste domingo (17) abrigaram a sétima edição do Itacoatiara Big Wave, reconhecido como uma das principais provas do surfe de ondas grandes do Brasil. A dupla Lucas Chumbo e Pedro Scooby venceu na categoria Time Masculino.
No Time Mulher-Homem, Michelle de Bouillons e Ian Cosenza levaram o primeiro lugar. A competição é disputada na modalidade tow in, quando o surfista é rebocado até a onda por motos aquáticas.
Faça parte da nossa comunidade para receber reportagens exclusivas sobre Niterói
Ao receber o prêmio, Lucas Chumbo exaltou a 7ª edição do IBW e a parceria da dupla bicampeã. “Esse ano foi emocionante. O Scooby estava com dor. A gente sabia que ele tinha que performar o máximo possível ao meu lado. Ele deu o sangue ali e deu certo”, disse Lucas Chumbo.
Pedro Scooby também vibrou com a conquista e declarou ter pensado em abandonar a disputa. “Foi emocionante. Pensei em abandonar a competição. Quando entrei na água, olhei para o Chumbo e disse que ia dar o máximo”, lembrou o surfista.

Campeões da modalidade time masculino. Foto: Tony D´Andrea. Divulgação Prefeitura de Niterói
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, compareceu ao IBW 2025 e destacou a importância do evento.
“É fundamental que, além de investirmos em saúde, educação e segurança, dediquemos atenção ao lazer e ao entretenimento, pois estes aspectos impulsionam o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Niterói tem vocação para os esportes náuticos. Aqui em Itacoatiara, a gente começou em 2019 com o campeonato Big Wave. Niterói é uma cidade única. Niterói é inspiradora”, afirmou Rodrigo Neves.
Ian Cosenza, que pilotou a moto aquática, revelou sua relação especial com Niterói. “Itacoatiara é um lugar muito especial para mim. Foi o local onde fiz a minha primeira final como profissional de surf de remada. É uma onda que me identifico muito”, reforçou Cosenza.
O Itacoatiara Big Wave é organizado pela Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Águas de Niterói e do SESC-RJ.
“O Itacoatiara Big Wave projeta Niterói para o mundo, fortalece nossa economia, impulsiona o turismo e reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade. Itacoatiara é a nossa Nazaré brasileira e, além de sediar um dos maiores eventos de surfe em ondas gigantes, inspira a nova geração de jovens atletas que têm a oportunidade de conviver de perto com seus ídolos no quintal de casa”, disse o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto.
Em 2019, o campeonato foi o primeiro do Brasil a incluir a categoria feminina numa competição de ondas grandes.
“Itacoatiara é o berço do surfe de ondas grandes no Brasil. Trouxemos o formato de Nazaré e agora as praias niteroienses são as que mais competições têm em relação a ondas grandes e outras modalidades, como a vela e a canoagem. O Big Wave é uma festa para o esporte de Niterói”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.