Por pelo menos duas décadas as praias da Baía de Guanabara só podiam ser admiradas; o banho de mar era um risco devido à poluição. Hoje dar um mergulho é possível em pelo menos 13 praias, segundo levantamento da Agência Nossa baseado no monitoramento de balneabilidade do Instituto de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, órgao ambiental do estado fluminense. 

Assine a nossa newsletter Volver! Volta que deu ruim!

O número ainda é limitado considerando as 40 praias da Baía de Guanabara que constam do monitoramento do Inea. Ao todo, são monitorados 291 pontos em 197 praias de todo o estado.

Em Niterói, das nove praias da Baía sob monitoramento, 6 são próprias para banho. A novidade é a praia do Gragoatá se tornando recomendada na maior parte do período monitorado em 2025. Isso não acontecia até então nos últimos anos.

A praia da Boa Viagem, que nos últimos dois anos piorou em qualidade, de regular para má, em 2025 ficou a maior parte do tempo própria para banho.

A Praia das Flechas teve mais períodos recomendados do que o contrário em 2025, mas a qualidade da água piorou nos últimos dois anos. Foto: Agência Nossa

Jurujuba também melhorou, com mais períodos recomendados para banho em 2025 em relação ao ano passado, que também já havia melhorado de nível em 2024. Mas a média anual ainda é de imprópria. 

A qualidade da água na praia de Icaraí ficou de boa a regular de 2017 a 2023, mas em 2024 ficou mais poluída e considerada má para o banho de mar. Em 2025 é possível observar mais semanas com o selo de recomendada do que de não recomendada, mas por uma diferença tênue entre essas duas classificações.

Veja os boletins de monitoramento das praias do estado do Rio

Charitas, que teve um respiro na pandemia, voltou a piorar e ficou não recomendada a maior parte do tempo, assim como São Francisco, de qualidade péssima nos últimos dois anos.

No Rio, Flamengo e Glória são as boas surpresas dos últimos dois anos, com praias mais limpas e mergulhos recomendados. Urca também segue recomendada. Botafogo continua não recomendada.

Paquetá e Ilha

Em Paquetá, das 9 praias, 4 aparecem com períodos mais longos de recomendação para banho do que o contrário. É o caso de Ribeira e Catimbau. A Prainha, que passou a ser monitorada, também é recomendada. A Ilha de Paquetá apresenta melhora na qualidade principalmente quando comparamos há dez anos, quando era raridade períodos de recomendação de alguma praia.

Já a Ilha do Governador, Ramos, Sâo Gonçalo e Magé não apresentam praias recomendadas, infelizmente. A qualidade da água permanece ruim e péssima.