Neste primeiro de abril, selecionamos notícias falsas viralizadas nas redes sociais que vão muito além da piada e do casualismo. Recentes ou não, essas fake news têm sempre um objetivo, uma teoria da conspiração que contribui para reforçar ideologias e mudar o rumo da história política do Brasil.
Todas as notícias falsas a seguir foram checadas, conferidas, a partir de ferramentas que desvendam, por exemplo, quando uma imagem é manipulada ou inserida fora de contexto.
Assine a Volver! para receber gratuitamente nossas reportagens
1) Mamadeira de piroca
“Olha aqui ó, vocês que votam no PT. Essa aqui é a mamadeira distribuída na creche”, diz um homem, em vídeo que mostra uma mamadeira com bico de pênis. “Distribuída na creche para seu filho, com a desculpa de combater a homofobia. Olha o bico como é, ó. Tá vendo? O PT e o Haddad pregam isso para o seu filho (…) Isso faz parte do ‘kit gay’. Invenção de Haddad”, complementa.
O vídeo com a mentira viralizou em 2018, na eleição presidencial disputada por Haddad e Bolsonaro. Não houve nenhuma distribuição de material do tipo por parte do governo federal e o PT não estava no poder. Haddad enquanto prefeito de São Paulo também não distribuiu mamadeira de piroca, como ficou conhecida a fake news.
2) Ratanabá
No momento em que a Amazônia sofria o maior desmatamento da sua história, a indústria de teoria da conspiração viralizava Ratanabá, uma cidade perdida no meio da selva, com pirâmides encobertas pela mata. “A civilização complexa e sofisticada, com pirâmides construídas por gigantes, é o verdadeiro motivo pelo qual homens poderosos” querem a floresta”, dizia uma postagem com milhares de curtidas. E assim a população desconfia ainda mais de ambientalistas e ativistas, que, neste contexto mentiroso, se tornam na verdade inimigos interesseiros de olho nas riquezas perdidas de Ratanabá …
https://nucleo.jor.br/garimpo/ratanaba-teoria-amazonia/?ref=prensadao-newsletter
3) Papa liberando churrasco na Sexta da Paixão
Circulou nesta Semana Santa no whatsApp e em redes sociais mensagem atribuída ao papa Francisco em que ele teria dito aos fiéis que comessem de tudo na Páscoa. A notícia falsa rendeu comentários e derivou fake news ainda mais ousadas nas quais o sacerdote teria inclusive incentivado churrasco da data em que cristãos não comem carne. Na sexta da Paixão, cristãos relembram a crucificação de Jesus Cristo.
4) Kit gay
Uma das fake news mais famosas do Brasil, disseminada nas eleições de 2018 já circulava pelas redes sociais quando foi reforçada pelo então candidato Jair Bolsonaro. Em entrevista ao Jornal Nacional, Bolsonaro sacou do bolso o livro “Aparelho Sexual e Cia” afirmando que ele faria parte de um “kit gay” distribuído a escolas durante os governos petistas. O livro nunca foi distribuído nas escolas e o kit gay não existia, mas até hoje eleitores conservadores acreditam nisso.
5) Decreto para banir igrejas cristãs
Algumas das mais ardilosas e recorrentes fake news estão no campo religioso, sempre com o mesmo pano de fundo: sugerir que a esquerda é inimiga de Deus, do evangelho, da bíblia. Lula então nem se fala, aparece sempre como enviado do demônio nesta narrativa continuada. O banimento de igrejas por decreto de Lula é uma das fake news neste sentido.
6) Aposentadoria de Bolsonaro por insanidade
Não são apenas a esquerda e PT que são atacados pela indústria da desinformação. Nas eleições de 2022, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro foi alvo de notícia falsa afirmando que presidente havia sido aposentando no Exército por insanidade. Na verdade Bolsonaro havia ficado detido em 1986 por publicar um artigo na revista Veja em que criticava os baixos salários do Exército.
https://www.aosfatos.org/noticias/falso-exercito-aposentou-bolsonaro-por-insanidade-mental/
7) Foto de Lula com acusado de mandar matar Marielle
Circula nas redes sociais uma foto onde o presidente Lula aparece ao lado do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Domingos Brazão, acusado recentemente de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco. Outras autoridades do Rio de Janeiro estão na imagem realmente, mas o rosto de Brazão foi inserido por uma ferramenta de edição de fotos.
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/03/foto-de-domingos-brazao-ao-lado-de-lula-e-montagem.shtml
8) Marielle Franco ligada a facção criminosa
Em falar nela, nem a memória da vereadora assassinada Marielle Franco foi respeitada por disseminadores de notícias falsas. A informação de que ela teria vínculo com uma facção criminosa e seria casada com narcotraficante circulou nas redes sociais. A associação de Marielle ao mundo do crime foi reforçada por uma desembargadora, que em seguida se tornou ré por propagar a falsa notícia.
9) Lula em foto com Suzane von Richthofen
Na mesma linha de associar Lula ao mal, ao inimigo de nossas almas e tudo de ruim, uma montagem onde estaria acompanhado de Suzane von Richthofen voltou a circular nas redes sociais no ano passado. Conhecida pelo assassinato dos país em outubro de 2002, Suzane foi condenada a 39 anos de prisão.
https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2023/07/13/foto-falsa-em-que-lula-aparece-abracando-suzane-richthofen-volta-a-circular.htm
10) Comunismo e invasão de venezuelanos
Em outra narrativa ardilosa, a indústria de fake news produz recorrentemente notícias falsas que têm como alvo fazer a população acreditar que o comunismo pode ser adotado no Brasil pelo PT. Nesta notícia especificamente, Lula teria sido conivente com uma invasão de soldados venezuelanos no Norte do Brasil.
A legenda falsa diz: “Soldados venezuelanos invadiram o Brasil com a conivência do Lula para perseguir e prender os refugiados venezuelanos. Lula está sentenciado estes venezuelanos à morte…. divulguem o máximo que puderem. Lula é terrorista genocida.”
As imagens eram verdadeiras mas totalmente fora de contexto. Era um treinamento realizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais cerca de um mês antes no Espírito Santo (ES).
As teorias conspiratórias estão vencendo a guerra da desinformação. De acordo com uma pesquisa do Data Folha, 52% dos entrevistados acreditam na possibilidade do Brasil se tornar comunista, sendo 33% totalmente e 19% parcialmente, enquanto 42% discordam – 30% totalmente e 12% em parte; 7% não sabem ou não concordam nem discordam.
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2023/11/09/e-fake-que-video-mostre-soldados-venezuelanos-invadindo-o-brasil-para-prender-refugiados.ghtml