Carlos Jordy
Deputado federal licenciado pelo PL, Carlos Roberto Coelho de Mattos Júnior nasceu em 1982 em Niterói, onde atuou como vereador em mandato iniciado em 2017. Em seguida se lançou ao Congresso e se tornou um dos principais aliados de Jair Bolsonaro e recentemente atuou como líder da oposição na Câmara dos Deputados. Investigado pelo planejamento, financiamento ou incitação dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, Jordy nega que tenha tido relação com o movimento golpista. “Eu, em momento algum, no 8 de janeiro eu incitei, falei para as pessoas que aquilo era correto. Pelo contrário, em momento algum eu estive nos quartéis generais quando estava acontecendo todos aqueles acampamentos. Nunca apoiei nem um tipo de ato anterior ou depois do 8 de janeiro, embora as pessoas tivessem seus direito de fazer suas manifestações contra o governo eleito”, disse pelas redes sociais.
Meio Ambiente
Propõe: Implantar o conceito de cidade esponja nos projetos urbanísticos do município; realizar manutenção das redes já existentes de limpeza dos sistemas de drenagem pluvial para se prevenir alagamentos; implantar piscinão (reservatório) no Caio Martins como estratégia de amortecimento de cheias; colocar mais sirenes nas áreas de risco, especialmente nas encostas e pontos cegos, tais como: Badu, Vila Ipiranga, Ilha da Conceição, Cantagalo, Vital Brasil. Clique aqui para receber todas as propostas.
Faz/Fez/Diz/Aponta: Jordy também propõe reduzir o tráfego e a poluição na cidade, como a implantação do do VLP (Veículo Leve Sobre Pneus) e a implantação de transporte de melhor qualidade ligando Charitas – Centro – Barreto – Alameda São Boaventura – futuro terminal Caramujo, analisando tecnologias com “qualidade similar ao VLT, porém mais econômicas, como por exemplo o VLP” (Informação editada em 24/08 a partir de informações de do resumo do plano enviado à Agência Nossa)
Políticas Sociais e Trabalho
Propõe: Criar uma Subsecretaria para População em Situação de Rua; ampliar e fortalecer os atendimentos das Equipes do Consultório na Rua para garantir atendimento médico, odontológico e psicológico de forma ativa; implantar serviço de transporte aos pacientes eletivos do SUS que apresentam quadro de mobilidade nula ou reduzida; incentivar o empreendedorismo feminino; fortalecer o polo gastronômico de Jurujuba dedicado a pescado; transformar a Casa do Empreendedor em Casa do Trabalhador; tarifa zero nos ônibus municipais para quem mais precisa. Clique aqui para receber todas as propostas.
Faz/Fez/Diz/Aponta: O candidato à Prefeitura de Niterói e deputado federal pelo PL defende política de internação compulsória, tanto em nível municipal como nacional. Em Niterói, a proposta de internar dependentes químicos mesmo sem autorização dos mesmos causou polêmica na esfera política, com reação de defensores de direitos humanos. Na Câmara dos Deputados, Jordy é autor de projeto de lei que prevê internação compulsória para pessoas que sofrem transtornos mentais. Transtorno mental e dependência química são problemas frequentes em pessoas em situação de rua, uma população que tem crescido vertiginosamente em Niterói.
Educação
Propõe: Rever as instalações das escolas, contratar profissionais especializados na educação de crianças e jovens com necessidades especiais; adaptar todas as escolas municipais para atender estudantes com necessidades específicas, garantindo acessibilidade física e recursos pedagógico; implementar bibliotecas em todas as escolas de Niterói; implementar turno integral em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino; implementar programa de bonificação para as escolas com maiores notas em suas avaliações internas; zerar a fila de espera por creches com mais parcerias junto à rede privada e comunitária; criar laboratórios de ciências e de informática em todas as escolas da Rede Municipal.
Faz/Fez/Diz/Aponta: Integrou a Comissão de Educação na Câmara dos Deputados e também esteve à frente da Comissão de Educação na Câmara Municipal quando foi vereador de Niterói pelo PSC. Nas redes sociais, o candidato do PL aponta os índices desempenho ruins no ranking estadual e nacional, lembrando do orçamento bilionário que poderia ser melhor aproveitado para melhorar a Educação.
Saúde
Propõe: Construir um hospital municipal, oferecendo serviços especializados em oncologia, neurologia, cardiologia, oftalmologia e ortopedia; criar um centro de imagem para os moradores da cidade; criar a Casa da Mulher Niteroiense; fortalecer as Policlínicas e Unidade Básica de Saúde; ampliar a oferta da assistência fisioterapêutica, nutrição, fonoaudiologia, entre outras especialidades; implantar o serviço de nefrologia pediátrica no Hospital Getulinho. Clique aqui para receber todas as propostas.
Faz/fez/diz/aponta: “….no Brasil, quem vai se responsabilizar pela vacinação obrigatória no caso de efeitos colaterais? STF, governadores ou prefeitos?”. O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid apontou Jordy como integrante de um núcleo que formulou fake news com intuito de desinformar a população acerca do coronavírus o que teria proporcionado engajamento nas redes sociais a favor de Bolsonaro. Em seus posts, Jordy incentivou a população a usar cloroquina e criticou o que chamou de “tarados pela ciência”. Desestimulou o isolamento e ajudou a organizar manifestação em Icaraí. No mesmo mês da manifestação a cidade registrou salto no número de casos da doença.
Cultura
Propõe: Criar Mapas Interativos e tours virtuais pelos principais bens culturais; implementar um programa de preservação e restauração dos imóveis tombados no município, dando prioridade aos que estão em maior estado de degradação e àqueles que possuem viabilidade econômica para novos usos; criar a Casa da Cultura, com Estúdio de Gravação Áudio Visual e Aulas Gratuitas. Clique aqui para receber todas as propostas.
Faz/fez/diz/aponta: Como em vários outros episódios nos quais manifestou apoio ao ex-presidente Bolsonaro, Jordy rebateu críticas à suposta censura do então governo ao filme Mariguella. “Bolsonaro não declarou guerra à cultura, declarou guerra ao culto ao terrorismo”. Em 2019, foi anunciado que a estreia de Marighella no Brasil estava suspensa em função de atritos entre a produtora Ancine, o que foi encarado por alguns como censura por parte do órgão ligado ao governo. Um outro caso, já no governo Lula, ajuda a ilustrar seu posicionamento em relação ao setor. Jordy criticou o presidente quando este anunciou verba de R$ 15 bilhões para a Cultura. “Prioridades de um governo que deixa os pobres passando fome para pagar a conta de apoio a artistas ricos”. Só que o orçamento do Bolsa Família para 2024 é de R$ 170 bilhões.
Veja também propostas e ações dos demais candidatos:
Bruno Lessa
Carlos Jordy
Rodrigo Neves
Taliria Petrone
O Match Eleitoral Niterói é um produto jornalístico desenvolvido pela Agência Nossa com apoio do programa GNI Startups Lab – criado pela Google News Initiative em parceria com a Echos (Laboratório de Futuros Desejáveis). Equipe: Sabrina Lorenzi (Projeto e Edição), Neise Marçal (Apuração e Reportagem), Cláudia Mancini (Consultoria de Projeto), Clara Lorenzi (Design) e Márcio Loureiro (Desenvolvimento).