O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes bloqueou nesta quinta-feira as contas da Starlink, empresa de Ellon Musk no Brasil, como maneira de cobrar multas aplicadas à plataforma X.
Assine a Volver! Volta que deu ruim! para receber gratuitamente nossas reportagens
O antigo Twitter descumpriu decisões judiciais e vem recebendo multas que somam R$ 20 milhões, segundo a Folha.
A plataforma pode sair do ar a qualquer momento caso a empresa não apresente um representante legal no País. Moraes, ontem, deu 24h para que a rede social apresente um representante legal para responder por seus atos, sob pena de suspensão do serviço.
Musk em seu perfil reagiu às ações do ministro e ainda envolveu o presidente Lula na treta. “O tirano Alexandre [de Moraes] é o ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho”, escreveu Musk, em tradução livre.
Musk fechou o escritório no Brasil conforme anunciado no dia 17, após não concordar com as multas aplicadas pelo STF. Também se recusou a retirar conteúdos que afrontam o estado democrático de direito, publicados por usuários da plataforma.
Desde então Moraes tem solicitado que o empresário estabeleça um representante legal para responder oficialmente pelos atos da plataforma. O que mais uma vez não foi cumprido.
“Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer — democracia ou Alexandre de Moraes”, afirmou a companhia.