A Taurus, líder mundial na produção de revólveres e uma das maiores fornecedoras de pistolas do mundo, aumentou em 21,3% a receita no Brasil em 2022, após um ano de alta expressiva no lucro e nas vendas. O valor de mercado da empresa brasileira cresceu 7% no terceiro trimestre.

Mas após as eleições, o valor das ações recuou quase 13%, com a mudança anunciada de um governo pró-armas para uma gestão de esquerda. Em relatório com resultado financeiro do terceiro trimestre divulgado nesta terça-feira, a Taurus destinou alguns parágrafos ao novo cenário político, no Brasil e nos EUA, seu principal mercado.

Assine nossa newsletter gratuita para receber as reportagens  

“Para 2023, a Taurus se posiciona de maneira conservadora e prudente, preparada para vivenciar no País um ambiente de maior questionamento com relação ao direito à legitima defesa e à liberdade, no que diz respeito à posse e ao porte de armas … A experiência mostra que não é característica desse governo legislar por decreto, o que respalda o entendimento da área de inteligência de mercado da Taurus de que uma mudança na legislação, caso venha a ser proposta e mesmo aprovada, não terá efeito imediato”.

Bolsonaro assinou ao longo de seu governo vários decretos que facilitaram o armamento da população. Os decretos permitiram que 673 mil pessoas obtivessem registro de CAC (sigla para atiradores, colecionadores e caçadores) no país, alta de 473% nos últimos quatro anos.

A empresa declara que a bancada armamentista (bancada da bala) vai continuar atuando no Congresso. “A atuação na ANIAM continuará sendo muito proativa e presente, assessorando os legisladores com estatísticas e fatos reais, de modo a auxiliar nas decisões”. E afirma otimismo com a nova composição da Câmara e do Senado, com a vitória expressiva nas eleições de deputados e senadores conservadores.

Bolsonaro assinou decretos que liberaram armas para a população

“Quanto ao Legislativo, pela composição e representatividade dos políticos alinhados com a direita conservadora, há um posicionamento mais favorável. A expectativa é no sentido que, no próximo ano, temas relacionados ao segmento de atuação da Taurus terão muito mais apoiadores, tanto na Câmara como no Senado”.

A empresa afirmou ainda que o relatório ao mercado não poderia deixar de incluir comentários sobre os atuais cenários políticos nos principais mercados de atuação da Taurus: Estados Unidos e Brasil. “Nos EUA, na mesma data que este relatório está sendo divulgado, 8 de novembro, acontecem as eleições de meio de mandato para renovar parte do Congresso”.