A votação do projeto de lei das fake news foi adiada após ataques realizados ao longo da última semana pelas próprias big techs contra o PL. Os três poderes da República agiram para conter a propagação de conteúdos suspeitos de  desinformação pelas empresas de tecnologia, mas o estrago já havia sido feito e o projeto, enfraquecido.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, no mesmo despacho em que determinou a remoção de conteúdos com ataques ao PL 2630 pelo Google, Meta, Spotify e Brasil Paralelo, acabou, na prática, antecipando algumas medidas propostas pelo projeto de lei. 

Assine nossa newsletter gratuita para receber as reportagens

Relator do inquérito das Fake News no STF, Moraes deu prazo de 48 horas para que as empresas citadas informem por meio de documentos  quais as  providências “reais e concretas” realizam para prevenir, mitigar e retirar  práticas ilícitas bem como o que fazem pelo combate à desinformação  de conteúdos gerados por terceiros.

“Principalmente aqueles direcionados por algoritmos, impulsionados e que gerem publicidade cuja distribuição tenha sido realizada mediante pagamento ao provedor de redes sociais ou por contas inautênticas e redes de distribuição artificial…”.

Os alvos da determinação do ministro no despacho desta terça-feira também estão na mira do PL, a elencar:

condutas que incentivam atos antidemocráticos;  

divulgação ou compartilhamento de mentiras ou fatos gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral; 

grave ameaça, direta e imediata, de violência ou incitação à violência contra a integridade física de funcionários públicos ou contra a infraestrutura física do Estado;

comportamento ou discurso de ódio, inclusive promoção de racismo, homofobia, ideologias nazistas, fascistas ou odiosas contra uma pessoa ou grupo;

atos de terrorismo e preparatórios de terrorismo;

 crimes contra crianças e adolescentes e

violência contra a mulher.

Ajor defende PL

O PL 22630 também estabelece que as plataformas apresentem e mantenham normas transparentes para distribuição de conteúdos, ficando claros critérios adotados para seus algoritmos. Propõe que plataformas sejam responsabilizadas por propagação de notícias falsas e desinformação, bem como atribui a tais empresas o dever de ações de prevenção contra conteúdos de caráter nazista, fascista, racista e contra o estado democrático de direito. Outra proposta no PL é a remuneração pela veiculação de conteúdo jornalístico, como já é realizado em outros países.

Associações de veículos de jornalismo, como A Ajor, da qual a Agência Nossa faz parte, apoiam o PL. — “diante dos efeitos dramáticos da desinformação e do discurso de ódio”.

Os veículos defendem a valorização do jornalismo como antídoto a essa epidemia social.  “O jornalismo de interesse público é a principal arma da sociedade para combater a desinformação e um importante instrumento para o exercício do direito de acesso à informação”, diz a Ajor.

Editorial ou propaganda? Se é publicidade, tem de estar sinalizado como tal, diz Flávio Dino

A votação de urgência do governo para atribuir às big techs a responsabilidade pelo combate à desinformação fracassou diante de munição pesada de grandes empresas de tecnologia. O Google, que manteve em sua página um link para textos atacando o projeto.

“Num país com o mínimo de seriedade, Google, Instagram, TikTok, todos os meios tinham que ser responsabilizados. Como você tem num site de pesquisa um tratamento desonroso com essa Casa?”, disse o presidente da casa Arthur Lira, enquanto Morais determinou que as plataformas expliquem os métodos, algorítimos de impulsionamento e “induzimento à busca sobre “PL da Censura”.

“Conduta de big techs guarda conexão total com inquérto de fake news”

No despacho que ordena a retirada dos conteúdos contra o PL pelas plataformas, Moraes afirma que a conduta de algumas grandes empresas de tecnologia “guardam total conexão” com o inquérito das fake news.

O objeto do inquérito, lembra o ministro na peça, é a investigação de notícias fraudulentas (fake news), falsas comunicações de crimes e denunciações caluniosas, entre outros pontos,, inclusive ameaças que atingem a segurança do STF.

“Os provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada não devem ter nem mais, nem menos responsabilidade do que os demais meios de mídia, comunicação e publicidade, principalmente, quando direcionam ou monetizam os dados, informações e notícias veiculadas em suas plataformas”, e completa, em letras garrafais que as redes sociais não são terra sem lei e também não são terra de ninguém.

Editorial ou publicidade?

 Mais cedo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou a imposição de medida cautelar contra o Google Brasil. O termo exigia a modificação, em até duas horas, da página inicial da plataforma e da forma que a empresa vinha expondo informações sobre o PL.

A medida foi tomada após o Google publicar na sua página de busca o texto “O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”.

 “Isso é o quê juridicamente? Um editorial? Mas eles dizem que não são empresa de comunicação. Se é uma plataforma de tecnologia, é publicidade. Se é publicidade, tem de estar sinalizado como tal para que os consumidores saibam que é publicidade de uma empresa”, alegou Flávio Dino.

A empresa retirou a frase do buscador no início da tarde desta terça-feira, após a reação contrária das autoridades.

Levantamento do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que, os links do Google contra o PL também apareceram na primeira página resultado da busca orgânica pelo termo “PL 2630”, em consultas realizadas de forma anônima, sugerindo um usuário genérico brasileiro sem histórico, entre os dias 23 e 28 de abri. O levantamento foi noticiado pelo jornal Folha de São Paulo, que também reuniu e-mails e relatório sobre a ofensiva do Google ao projeto de lei. Moraes dá início ao despacho citando o estudo e a reportagem da Folha.

Texto atualizado com mais informações sobre o despacho do ministro do STF