O presidente Lula assinou a homologação de seis terras indígenas que somam 612.863,3 hectares – ou 6.128 quilômetros quadrados. Atualmente, o Brasil tem 732 áreas indígenas demarcadas que, juntas, ocupam 117.377.533 hectares – 13,8% da extensão do país.

“Vamos legalizar o maior número possível de terras indígenas, não só porque é um direito, mas porque se quisermos chegar a desmatamento zero em 2030, vamos precisar de vocês”, disse o presidente.

Assine nossa newsletter gratuita para receber as reportagens

Promessa de campanha, o presidente Lula concretizou a demarcação, junto à ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, das terras indígena TI Arara do Rio Amônia (AC), TI Kariri-Xocó (AL), TI Rio dos Índios (RS), TI Tremembé da Barra do Mundaú (CE), TI Uneiuxi (AM) e TI Avá-Canoeiro (GO).

“Nós representamos somente 5% da população mundial, mas protegemos 82% da biodiversidade do mundo. Então, eu quero junto com o presidente Lula reassumir e reafirmar o compromisso de avançarmos juntos nesse governo na demarcação e proteção dos povos indígenas para mudar aquela realidade de destruição’, disse a ministra, durante a cerimônia onde os decretos foram assinados.

Veja um resumo das terras demarcadas:

Terra Indígena Uneiuxi (AM): 551.983,8 hectares do povo indígena: Maku Nadëb.

Terra Indígena Arara do Rio Amazônia (Acre):  20.534,22 hectares do povo indígena Arara.

Terra Indígena Rio dos Índios (RS):  711,7 hectares do povo indígena Kaingang.

Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú (CE): 3.511,4 hectares do povo indígena Tremembé.

Terra Indígena Kariri-Xocó: 4,684,89 hectares do povo indígena Kariri-Xocó.

Terra Indígena Avá-Canoeiro (GO): 31,427,3 hectares do povo indígena Avá-Canoeiro.