No último ano, as locadoras de automóveis emplacaram 3.309 unidades com tais motores, num crescimento de 88,9% na comparação com as compras feitas pelo setor em 2021.

 Pela primeira vez o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos reuniu as estatísticas a respeito das compras de híbridos e elétricos feitas por empresas de locação de carros.  O levantamento, feito pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), mostra que o boom na quantidade de veículos do gênero se começou em 2021, quando foram atingidos 1.751 veículos.

Assine nossa newsletter gratuita para receber as reportagens

Para se ter uma ideia do crescimento acelerado nos últimos dois anos, em 2018, quando as locadoras emplacaram somente 43 veículos híbridos e elétricos no País.

O conselheiro gestor da ABLA, Paulo Miguel Junior, diz que, para não perder o bonde da história, as locadoras de veículos precisam seguir atentas ao avanço da presença dos elétricos. 

“É visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”, avalia.

O total de híbridos e elétricos chegou a 5.684 unidades registradas em nome de empresas de aluguel de carros. 

Regionalmente, o Sudeste concentra a maior parte dessa frota eletrificada, com 3.914 unidades licenciadas por locadoras, tendo Minas Gerais (2.185 veículos) e São Paulo (1.294) como destaques.

A região Sul vem na sequência, com 1.577 veículos híbridos e elétricos em nome de locadoras — 1.534 somente no estado do Paraná. Ainda conforme o levantamento da ABLA, no Nordeste já há 92 veículos com tais motores, tendo os estados Pernambuco (27), Ceará (24) e Bahia (16) como destaques.

As locadoras que atuam no Centro-Oeste têm atualmente 72 veículos eletrificados, dos quais 42 com placas do Distrito Federal. Por fim, a região Norte chegou a 29 unidades, com Amazonas e Pará, cada um, com 13 veículos eletrificados emplacados em frotas de empresas de locação.