Pouco antes e no dia do Meio Ambiente, várias empresas divulgaram suas ações pelo planeta. Dentre os anúncios recebidos, a Agência Nossa selecionou 10 empresas, com iniciativas ESG a metas de descarbonização, passando por ações de conscientização.

Heineken

Para alcançar a ambição de neutralizar as emissões em toda cadeia de valor até 2040, o Grupo Heineken, segunda maior cervejaria do país, lançou o seu mais novo programa ‘Brewing the future’. O projeto é voltado para os fornecedores de embalagens e matéria-prima e consiste no rastreio da performance ESG de cada participante e na estruturação de um plano de descarbonização em parceria com a cervejaria

Hoje, cerca de 95,5% das emissões de carbono da companhia estão na cadeia de valor (escopo 3), sendo que fornecedores de embalagens representam 70% das emissões e 30% das emissões totais Heineken. Já os fornecedores de matéria prima, representam 44% das emissões do cultivo e 10% das emissões totais. Serão impactados pelo programa 40% total dos emissores na cadeia de valor nesta primeira fase.

Petrobras

A Petrobras levou para dentro do Congresso a exposição fotográfica Biomar: um legado para a humanidade, no corredor do Anexo I do Senado e da Câmara. A mostra faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente e reúne os maiores projetos de conservação marinha do Brasil: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. 

Assine nossa newsletter gratuita para receber as reportagens

Os cinco projetos que compõem a Rede Biomar, todos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, reúnem conhecimento e experiência para a realização de ações conjuntas ao longo de 10 anos e envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental em 13 estados (Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). 

Formada por 10 quadros com duas imagens de cada projeto, o objetivo da exposição é levar para dentro do Congresso a preocupação com a discussão, conservação e preservação das espécies marinhas.

Coca-Cola

Para inspirar e apoiar o crescimento de pequenas empresas do varejo alimentício, a Coca-Cola Brasil apresentou ao mercado o seu hub para capacitação dos microempreendedores: o Coca-Cola dá um gás no seu negócio. A companhia inicia uma nova etapa do programa de capacitação gratuita e online em ESG (Environmental, Social and Governance, ou em português, Meio Ambiente, Social e Governança), feito em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sebrae. 

“O objetivo é munir os empreendedores com informações que são pertinentes ao seu negócio, e por isso este conteúdo não poderia faltar. O ESG pode e deve ser aplicado para todos os tamanhos de empresas e o Tempero Sustentável ajuda aproximar o tema do pequeno varejo alimentício. São pequenas mudanças e práticas que podem trazer muitos benefícios tanto ambientais quanto financeiros. Prover este conhecimento para esse público reforça o compromisso da companhia em refrescar o mundo e fazer a diferença”, afirma Katielle Haffner, Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

Esta é a primeira vez, após a pandemia, que a organização realiza uma capacitação sobre essa temática para apoiar os empresários em uma retomada econômica de forma sustentável.

Colgate-Palmolive

 A Colgate-Palmolive Brasil tem trabalhado fortemente na construção de um portfólio com embalagens mais sustentáveis e atingiu no último ano marcos importantes em diferentes categorias. 100% dos frascos de produtos de cuidados da casa vendidos pela empresa no Brasil já são feitos de pet reciclado, com as marcas Pinho Sol, Ajax e Ola, além do portfólio nacional de shampoos e condicionadores, com as marcas Palmolive e Darling. A companhia tem a meta de eliminar um terço de seu uso de novos plásticos, além de alcançar embalagens totalmente recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis em todo o portfólio de produtos até 2025. Isso tudo faz parte de um plano abrangente que apoia a missão da Colgate-Palmolive de construir um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e o nosso planeta.

“Toneladas de novos plásticos deixaram de ser usados e essas adaptações refletem nosso compromisso com a construção de um futuro mais sustentável”, conta Katia Ambrosio, diretora de marketing nas categorias de Personal e Home Care.

Os novos frascos são feitos PET Reciclado, o polietileno tereftalato, que é reprocessado e volta para a indústria.

ArcelorMittal

O grupo ArcelorMittal lembrou no dia do Meio Ambiente que foi pioneiro no setor ao lançar a meta de carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030. O grupo siderúrgico e de mineração pretende ampliar o uso de iniciativas de baixo carbono e desenvolver tecnologias de ruptura para uso num futuro próximo. Entre as propostas a serem estudadas e implementadas pelas unidades da companhia no Brasil estão o aumento do uso de sucata como matéria-prima, a utilização de gás natural e a otimização do uso do carvão vegetal nas unidades, além da melhoria da eficiência energética dos processos.

Um passo importante para alcançar a descarbonização foi dado em abril passado. A ArcelorMittal se uniu à Casa dos Ventos para liderar a transformação da matriz energética brasileira. Trata-se do maior contrato de energia eólica do Brasil, que contempla a criação de um dos maiores complexos eólicos do país. Serão investidos R$ 4,2 bilhões na construção do Complexo Eólico Babilônia Centro, no Sul da Bahia

Repsol Sinopec

A empresa reforça seu compromisso com o processo de transição energética e a mitigação de emissões, com destaque para sua atuação no desenvolvimento do mercado de gás natural e no investimento em tecnologias inovadoras de descarbonização, com apoio a iniciativas ESG.

A RSB reforça sua participação ativa no processo de abertura do mercado de gás natural, fonte de energia confiável e menos intensiva em carbono, avaliando importantes oportunidades de negócio voltadas para a monetização do gás do pré-sal. O plano destaca os avanços no projeto BM-C-33, no pré-sal da Bacia de Campos. Com uma das maiores reservas recuperáveis de gás natural e condensado do Brasil, o projeto fortalece o papel da Repsol Sinopec como um importante player no mercado no país. 

A empresa reforça seu compromisso com o processo de transição energética e a mitigação de emissões, com destaque para sua atuação no desenvolvimento do mercado de gás natural e no investimento em tecnologias inovadoras de descarbonização. Além disto, amplia seu apoio a iniciativas ESG.

Unipar

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, assumiu metas e compromissos desafiadores relacionados a temas como preservação ambiental, autoprodução de energia renovável, redução do uso de água e à evolução do saneamento no País. Para alcançar seus objetivos, a companhia prevê investir R$ 1,4 bi em 30 projetos estruturantes que já estão em curso, e estarão em plena operação até 2030.

Por ser uma indústria eletrointensiva, ou seja, dependente de energia como matéria-prima para sua produção, os projetos voltados para a garantia de acesso a este insumo são essenciais para a companhia e reforçam seu pioneirismo na aquisição de energia limpa no setor. Pensando nisso, a Unipar firmou parcerias com importantes players do mercado de energia e, por meio de Joint Ventures, está construindo projetos para autoprodução, se aproximando de superar o desafio de operar com 80% da demanda de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Isso deve ocorrer ainda em 2024, antes mesmo do prazo determinado que era 2025.

Em abril, o complexo solar Lar do Sol, construído em parceria com a Atlas Renewable Energy, entrou em operação comercial e já direciona parte da energia gerada para a Unipar. Além dele, a Unipar conta com a parceria da AES Brasil na construção de dois complexos eólicos, sendo um na Bahia e outro no Rio Grande do Norte, ambos com previsão de operação em 2024.

Samsung

Até o dia 11 de junho, a Samsung promove a Semana da Sustentabilidade, na qual é possível comprar produtos mais eficientes energeticamente e que ajudam na economia de outros recursos com preços reduzidos. A empresa dará incentivos adicionais nos produtos com maior eficiência energética, economia de água e maior durabilidade. 

Já os programas de logística reversa da Samsung estimulam a troca e descarte consciente de smartphones e outros aparelhos eletrônicos, como tablets, notebooks, televisores e refrigeradores de qualquer marca. Exemplo disso é o Samsung Recicla, que foi criado sob o conceito Smart Upgrade e estimula a destinação apropriada para estes dispositivos.

Atualmente, existem três formas de Smart Upgrade: o Troca Smart, que permite que o cliente use seu smartphones, notebook, tablets ou smartwatches antigos como parte do pagamento na compra de um novo; o Samsung Recicla, que oferece descarte gratuito e ecologicamente correto para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, e o Eco Troca. A diferença está apenas na finalidade do consumidor: o Samsung Recicla é para aqueles que buscam somente descartar produtos antigos, independente da marca ou estado de conservação, enquanto o Eco Troca está voltado para consumidores que querem trocar seus aparelhos antigos por novos. Neste caso, a entrega gera descontos para os usuários, que têm a possibilidade de adquirir um produto novo, mais eficiente e econômico.

Cielo 

A empresa de meios de pagamento eletrônico lembrou no dia do Meio Ambiente que está comprometida com a logística reversa e a reciclagem dos equipamentos utilizados nas maquininhas, baterias e itens periféricos (cabos, carregadores e fontes). 

Em 2022, Foram mais de  161 toneladas de resíduos reciclados. “Eles possuem uma gestão estruturada, qualificada e que viabiliza a economia circular ao reintroduzir equipamentos eletrônicos como matéria-prima em outros setores da economia”. 

Em 2022, a marca também neutralizou as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de escopos 1 e 2. A Cielo compensa as suas emissões de escopo 1 e 2 por meio da compra de créditos de carbono, que apoiam projeto de redução de emissões de GEE com adicionalidade social e ambiental, rastreáveis e verificados por entidade reconhecida no mercado mundial.

Herbarium

Com a semana do Meio Ambiente, a Herbarium, líder em fitoterápicos no Brasil, preparou uma ação especial para sensibilizar a população curitibana sobre a importância do consumo consciente de plástico. 

No dia 04 de junho, das 9h às 16h, promotores da marca distribuirão sacolas ecológicas, popularmente conhecidas como ecobags, aos visitantes da Ópera de Arame, no Parque das Pedreiras, localizado na capital do Paraná. Desenvolvidas com algodão cru, as ecobags são alternativas sustentáveis para reduzir o uso de sacolas plásticas em supermercados, por exemplo, pois são reutilizáveis e têm vida útil longa.