A sueca Mölnlycke conquistou reconhecimento de umas das mais renomadas avaliadoras de sustentabilidade do mundo, além de uma conquista similar no Brasil.
Em 2023, a Mölnlycke recebeu da Ecovadis a medalha de ouro da avaliadora e se estabeleceu entre os 3% das companhias mais bem classificadas no mundo. A companhia subiu 12 pontos percentuais desde a sua última avaliação, feita em 2022, quando havia conquistado a medalha de prata.
A empresa é líder de produtos médicos a nível mundial que fornece soluções aos profissionais de saúde para tratamento de feridas, para conforto aos pacientes.
Já o reconhecimento da Rede D’Or se deu por suas melhores práticas em ESG – sigla em inglês (Environmental, Social and Governance) que representa a gestão de processos nas áreas ambiental, social e de governança corporativa. “Estes prêmios chegam num momento de preocupação e conscientização crescentes, que não são só do mundo corporativo ou da imprensa em si, mas também dos consumidores”, destaca Fernando Buffulin, Gerente de Marketing da empresa no Brasil.
“É importante apontar que esses esforços da nossa parte, e reconhecimentos da EcoVadir e Rede D’Or, não dizem respeito apenas a práticas ambientais, como também sociais, trabalhistas, de direitos humanos e éticos. Significa que toda a nossa companhia segue os requisitos necessários e está livre de quaisquer problemas ou contradições”, ressalta Fernando Buffulin.
A Mölnlycke tem direcionado todas as suas sedes ao redor do mundo para o alinhamento sustentável, otimizando o consumo de energia e operando totalmente com eletricidade renovável. A empresa estabeleceu como meta o desperdício zero até o ano de 2050, mantendo como foco a promoção de uma economia circular para reduzir o desperdício em todos os processos de fabricação, além da reciclagem e reutilização da água do processo no local ou por meio de terceiros.
Tais tarefas e melhorias são alcançadas por meio do monitoramento digital constante de como a energia envolvida em seus escritórios e plantas vem sendo usada e onde pode estar sendo perdida. Junto desse trabalho, a Mölnlycke coloca em prática um programa de condicionamento químico sob medida, permitindo a otimização do uso de energia e produtos químicos durante o tratamento.