Mais da metade dos brasileiros prevê comprar mais itens orgânicos e sustentáveis para as festas de fim de ano – 51%, superando a média global de 42%. A conclusão é de pesquisa que acaba de ser divulgada pela EY, uma das maiores consultorias do mundo.

Sessenta por cento dos brasileiros indicaram intenção de comprar mais de marcas sustentáveis, enquanto a média global ficou em 51%. 

 A EY conduz globalmente um estudo em 19 países com o intuito de avaliar e acompanhar o comportamento do consumidor, chamado Future Consumer Index. Esse ano foi realizada uma edição especial em relação às intenções de compras em datas festivas, tendo o Brasil como um dos países entrevistados.

“Importante destacar, entretanto, que a intenção de compra, e a conversão da compra em si não necessariamente convergem sempre, sendo que preço tem um papel relevante na decisão final”, diz a pesquisa.Por uma perspectiva de sentimento após realizar a compra, um dado curioso da pesquisa é referente aos atrasos de entrega, em que os brasileiros se mostram mais intolerantes (35%) que o resto do mundo (29%). 

Isso se reforça também na questão da qualidade do atendimento e experiência como um todo, além do valor do frete, onde o brasileiro tem sensibilidade adicional aos demais países. Com isso, a pesquisa reforça que a presença de um valor mínimo para garantir frete grátis tende a aumentar a conversão dos consumidores no Brasil.

 Pensando especificamente nas festividades de fim de ano, os fatores relacionados a preços e variedade são os temas que mais impactam na escolha do canal de compra no Brasil: 49% buscam melhores preços, 37% melhores promoções, 33% variedade de produtos em um mesmo canal/local e 31% fretes mais rápidos e baratos.

Além disso, 85% dos brasileiros buscam ativamente por promoções para garantir as melhores ofertas no final do ano e 64% compram apenas itens que estiverem em seu orçamento. E, por fim, a representatividade dos brasileiros que apreciam os eventos de liquidações de fim de ano e aguardam por este momento chega a 84%, superando a média global (69%) e dos EUA (70%).

 A respeito das principais categorias consideradas pelos consumidores para si próprio, e para presentear, a categoria de vestuário apresenta um grande destaque no Brasil, e no mundo. No Brasil 70% dos entrevistados consideram esta uma das categorias preferidas para presentes (63% no global). A categoria de eletrônicos ficou como a segunda categoria preferida para presentes tanto no Brasil quanto no mundo.