A Fundação Banco do Brasil e o BNDES divulgaram os vencedores do edital Novo Cataforte, política pública que promove a estruturação e o fortalecimento de cooperativas e associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis, com investimento de até R$ 50 milhões.
Foram selecionadas mais de 60 cooperativas, das quais a maioria localizada em São Paulo (8). No estado do Rio, duas cooperativas venceram – cooperativa de trabalho de catadores solidarios de campos dos goytacazes cata sol, em Campos, E A cooperativa de trabalho de catadores de materiais reciclaveis despoluidora do meio ambiente ltda – cooperativa ecco ponto brasil sustentavel, da capital carioca.
Os recursos desta edição de 2024 são destinados à aquisição de equipamentos essenciais, como prensas e veículos adaptados, além de apoiar a coleta seletiva, a modernização de infraestrutura e a transição energética, ampliando os impactos sociais e ambientais.
O engenheiro agrônomo Tiago Vilaronga, representante das cooperativas CAEC (Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos), de Salvador e Recicla Conquista, de Vitória da Conquista, ambas no estado da Bahia, lamenta que nos últimos anos as cooperativas ficaram sem a possibilidade de acessar recursos públicos e gerou retrocesso no setor.
Mas prevê que, as iniciativas inscritas no Edital Novo Cataforte selecionadas, “vão trazer novamente a possibilidade desses empreendimentos estarem inseridos dentro do negócio, dentro da cadeia dos materiais recicláveis, podendo fazer a separação do material, a coleta e a comercialização para a indústria, possibilitando assim fazer com que esses catadores possam alavancar a capacidade de trabalho dentro dessas redes e, consequentemente, ter um aumento de renda também”.
Assine a newslwtter Volver! gratuitamente e acompanhe mais sobre o tema desta reportagem
A iniciativa é realizada pela Fundação BB e pelo BNDES em parceria com o governo federal. O edital selecionou projetos que promovem melhores condições de trabalho, gestão aprimorada, modernização das redes e práticas sustentáveis, como logística reversa, educação socioambiental e ampliação da coleta seletiva solidária.
“O Novo Cataforte é uma iniciativa transformadora, que alia sustentabilidade e justiça social, ampliando impactos positivos em todo o país”, destaca Kleytton Morais, presidente da Fundação BB.
Já para Tereza Campello, diretora Socioambiental do BNDES, acredita que o apoio do Governo Federal e com ações e parcerias estratégicas o Novo Cataforte consegue fortalecer as redes de catadores de material reciclável. “Com essa ação, fortalecemos a coleta pública, fazemos a inclusão social e garantimos a sustentabilidade para o planeta”, explica.
Veja aqui o resultado da seleção na íntegra.
Texto com informações da Fundação BB e do BNDES