Antiveneno pelos animais
A Prefeitura de Niterói sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal que proíbe uso de veneno em locais públicos. A Lei 4042 de julho de 2025 proíbe o uso de veneno para ratos, baratas ou outras pragas em áreas públicas.
A justificativa é o risco à integridade física de crianças e animais que transitam por esses locais. O projeto é de autoria do vereador Daniel Marques (PL) e foi sancionado pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT).
“A mistura de veneno com comida em locais públicos tem causado a morte de muitos cães e gatos, que acabam ingerindo essas substâncias acidentalmente”, alerta Marques.
Bicicletário em Charitas
Também em julho a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, vinculada à Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOBI), contratou uma empresa para a elaboração de projetos Básico e Executivo para a implantação do Bicicletário em Charitas.
A promoção do uso de bicicletas é uma política de mobilidade sustentável que visa à redução da poluição e do tráfego, impactando positivamente o meio ambiente.
Eficiência Energética
Em outra medida que favorece o meio ambiente, a Secretaria Executiva está conduzindo um chamamento público para o credenciamento de ESCOs (Energy Services Companies) com vistas à participação do Município em chamadas do Programa de Eficiência Energética (PEE).
A iniciativa foca na conservação de energia, um componente essencial da sustentabilidade ambiental.