A Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, anunciou que vai alterar a matriz energética de sua frota em direção ao combate às mudanças climáticas. A empresa substituirá veículos atuais por caminhões movidos a fontes limpas e alternativas.

Com investimento inicial previsto de R$ 30 milhões, a Ambipar está integrando à frota caminhões com tecnologia para uso de gás natural comprimido (GNC), da Scania. No primeiro ano de circulação dos novos caminhões, a empresa estima uma redução de 20% nas emissões de dióxido de carbono no Corredor.

O Projeto Corredor Sustentável é uma ação da Ambipar que leva mobilidade segura e inteligente para as operações de transporte de produtos químicos para a Dow. A empresa define a ação como “um importante passo no combate às mudanças climáticas e para o cumprimento de sua ambição da década em liderar a transição para uma economia circular e de baixo carbono”. 

Assine nossa newsletter gratuita para receber as reportagens

“Queremos ampliar cada vez mais nossa agenda ESG e o Corredor Sustentável chega para fortalecer este propósito. Temos sim uma meta robusta, que é ter 100% da nossa frota de veículos com matriz energética mais limpa até 2040. Com a ajuda de nossos parceiros, vamos agir de forma consciente e eficiente, além de impulsionar uma grande transformação no setor logístico e gerar impacto positivo para o meio ambiente”, afirma o diretor da Ambipar Hélio José Branco Matias.

Para Lorena Bruni, diretora de Compras para América Latina da Dow, a iniciativa reforça o compromisso da companhia de avançar em ações e parcerias colaborativas com foco nas metas de sustentabilidade até 2050: alcançar a neutralidade em carbono e eliminar materiais como resíduos. “A colaboração é o único caminho para abordar questões complexas e essa parceria com a Ambipar irá impactar diretamente as emissões de escopo 3, geradas pelos nossos clientes e ligadas às operações da empresa, que são as mais desafiadoras de mapear e reduzir”, destaca. 

Ambipar anuncia troca de frota por caminhões sustentáveis. Foto: Divulgação

“Desde que assumimos o compromisso de liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável, em 2016, temos buscado parceiros que estejam nesta mesma jornada … É notória a preocupação da Ambipar com a sustentabilidade e a visão de futuro, baseada em viabilidade de dados concretos, escolhendo nossa solução que trará muitos benefícios para sua operação e dos seus clientes”, diz Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania Brasil. 

“A solução a gás da Scania é uma realidade viável no Brasil. Continuamos com metas ousadas e já vendemos mais de 600 unidades. O interesse cresce a cada dia”, completa o executivo da Scania.

A implantação do Projeto Corredor Sustentável é resultado de um estudo feito em 2021 pela Ambipar. O inventário de emissões de gases de efeito estufa indicou que a atividade logística era grande fonte de emissões na companhia. Assim, no ano passado, a companhia revisitou sua estratégia de gestão para aumentar a eficiência da cadeia logística, melhorando processos, indicadores, ações para aperfeiçoamento da operação e adoção de novas tecnologias. Essa ação contribui com o objetivo da companhia em reduzir em 50% suas emissões até o ano de 2030.

Leia também: Estudo revela valor de unidades de conservação para Baía de Guanabara

O projeto do Corredor Sustentável é estratégico para que a Ambipar possa aumentar a participação dos serviços logísticos no alcance dos ODS 12 (Produção e Consumo Responsáveis) e ODS 13 (Ação Climática), de acordo com a ambição da companhia até 2030.

Institucionalmente, o projeto contribui com as metas do Movimento Net Zero da Rede Brasil do Pacto Global e da plataforma Net Zero do CEBDS e WBCSD, nos quais a empresa é embaixadora e parceira fundadora, respectivamente. Além disso, o projeto gera conhecimento fundamental para que novas rotas de baixa emissão possa ser implementadas, estimulando a economia circular no país e preservando o planeta para as futuras gerações.