Cerca de 50 quilos de pescado, dentre as quais uma raia viola brasileira (Pseudobatos horkelii) espécie criticamente ameaçada de extinção e  cuja pesca é proibida no Brasil, foram apreendidos em uma operação realizada nesta quarta-feira (27/3) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em conjunto com a Polícia Federal e a Capitania dos Portos, em área marinha do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói.

A ação teve como objetivo reprimir a pesca irregular no período que antecede o feriadão da Semana Santa, quando  o consumo de pescado aumenta.

Assine a Volver! para receber gratuitamente nossas reportagens

Os técnicos e os agentes percorreram a enseada do Bananal, na Praia de Itacoatiara,  onde a pesca é proibida por se tratar de unidade de conservação de proteção integral. A equipe flagrou embarcações praticando a captura irregular de pescados. No barco onde foi encontrada a espécie ameaçada de extinção, dois pescadores foram detidos e levados para a Delegacia da Polícia Federal onde prestaram esclarecimentos. Eles foram autuados pelo Inea e responderão por crime ambiental. A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, envolvida na operação, apreendeu duas embarcações  por documentação irregular.

“A Enseada do  Bananal está inserida no Parque Estadual da Serra da Tiririca onde a prática pesqueira é proibida.  Nessa parte marinha é permitida apenas visitas para fins de pesquisa. Vamos continuar monitorando toda a região neste Feriadão da Semana Santa”, afirmou o gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca,Ricardo Voivodic.

Os pescados apreendidos foram avaliados por médico veterinário que atestou que as espécies estão saudáveis  e aptos para o consumo humano. Por isso  foram doados para Associação de Moradores de  uma comunidade de Niterói.