A Agência Nossa obteve o selo “Veículo Comprometido com o Público”, uma iniciativa inédita no Brasil que identifica veículos de comunicação transparentes que revelam por exemplo seu modo de financiamento, políticas de correção de erros e conteúdos patrocinados.

O Programa de Indicadores de Compromissos com o Público foi desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). Criado pelo jornalista Alberto Dines em parceria com o Labjor da Unicamp, em abril de 2002, o Projor é uma entidade civil sem fins lucrativos não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária.

O selo foi criado com o objetivo de se tornar referência de transparência e responsabilidade com a qualidade da informação para políticas públicas e privadas de incentivo, anunciantes, financiadores e audiências.

O Projor começou no segundo semestre deste ano a avaliar sites para conferir a conformidade de veículos com indicadores que representem seus compromissos com o público. Para conseguir o selo, a organização de mídia precisa alcançar pelo menos 8 dos indicadores 11 avaliados.

A Agência Nossa conseguiu conformidade em 10 dos 11 indicadores! São eles:

A fundadora da Agência Nossa, Sabrina Lorenzi, afirma que busca recursos para conseguir criar mecanismos acessibilidade no site, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência, o único indicador não alcançado.  

“Ficamos muito contentes em conseguir este selo. Que esta iniciativa dê mais visibilidade aos veículos independentes que verdadeiramente têm compromisso com a transparência e a qualidade do jornalismo, para que consigam se financiar melhor e multiplicar seus efeitos benéficos para a sociedade e a democracia.”

A lista dos indicadores foi definida pelos membros do Projor com base em práticas internacionais e necessidades decorrentes da realidade brasileira.

“A plena adoção dessas práticas eleva o nível de transparência e compromissos com o público das organizações de notícias e as coloca em um padrão de excelência capaz de estabelecer novos elos de confiança com as comunidades de leitores”, explica o programa. 

O presidente do Projor, Sérgio Ludke, afirma que o selo ajudar os sites comprometidos com os públicos a acessar receitas advindas de publicidade e fundos de fomento a jornalismo independente, por exemplo.

São sites de notícias que se preocupam com a transparência e criaram políticas de correção de erros, passaram a identificar a propriedade do veículo, os modos de financiamento e os conteúdos patrocinados e, melhor dos mundos, adicionaram em seus sites de notícias melhorias em acessibilidade que vão permitir acesso a pessoas com deficiência”.

Texto atualizado em 12/12 para retirar trechos de outra notícia não relacionada com este tema e também em 17/12 para esclarecer que a Agência Nossa não obteve o indicador acessibilidade como listado originalmente.