Nesta terça, 19, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) junto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban),  anunciou às 15 horas, o lançamento da plataforma Celular Seguro, a ação consiste na criação de um site e aplicativo em que uma vítima de furto ou roubo pode bloquear rapidamente o aparelho eletrônico.  A ferramenta está disponível na internet e para telefones Android e iOS.

Assine a Volver! para receber gratuitamente nossas reportagens 

Para usar o aplicativo é necessário ter uma conta no gov.br. Nele, além de adicionar as suas informações, o usuário deve indicar uma pessoa de confiança para bloquear a linha telefônica. Com isso, o governo espera diminuir os problemas que as vítimas têm com assaltos e furtos: “Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo”, comentou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em seu perfil de rede social. 

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Outras plataformas

A metodologia de bloqueio de telefone não é nova. A Google e a Apple já possuem essa ferramenta em seus dispositivos móveis. No Google, é necessário acessar a sua conta,  em seguida, ir na seção de “segurança”, depois “seus dispositivos” e selecionar “gerenciar dispositivos”. Com isso, apareceram os dispositivos em que sua conta está vinculada. Dessa forma, basta clicar em “sair”, que o aparelho perderá as funções e aplicativos que estavam cadastrados. 

Na Apple também é necessário se cadastrar com sua conta do aparelho em outro telefone ou em um computador e assinalar a opção “dispositivo perdido”, dessa forma ele será bloqueado remotamente com um código de acesso.