Meio Ambiente

Privilegiada pelas belas praias, lagoas, montanhas, fauna e flora ricas, Niterói é reconhecida desde meados da década passada como a cidade com melhor infraestrura de saneamento. Porém o manancial que abastece a cidade está comprometido e seu escoamento tem sido fortemente afetado pelas mudanças climáticas, com chuvas extremas e alagamentos. Especialistas dizem que o problema pode se agravar com a ameaça de construção de novos espigões em locais já superpopulosos como Icaraí, a partir das mudanças aprovadas neste ano no plano urbanístico. Niterói está entre uma das 1942 cidades com risco de eventos extremos climáticos e as ondas de calor extremo também já são realidade. O aumento do nível do mar em Niterói e na capital carioca também deve ser um problema futuro, mas ainda não tratado nos planos de governo até o fechamento desta edição.

Talíria Petrone (PSOL)

Propõe: Criar um sistema de controle ambiental além de um sistema Municipal de Unidades de Conservação; inibir a especulação imobiliária que desaloja comunidades; criar programa de monitoramento de qualidade das águas das lagoas de Itaipu e Piratininga e seus afluentes; realizar obras de infraestrutura para garantir a troca de água entre as lagoas; contribuir para assegurar a recuperação da Bacia dos rios Guapiaçu e Cachoeiras de Macacu para aumentar a vazão de água para Niterói; recuperação dos cursos d’água; construir ciclofaixa na Zona Norte, conectando-a ao Centro, completar a malha cicloviária da Orla até a Fortaleza Santa Cruz; criar o IPTU Verde, com projetos de coleta seletiva e compostagem; exigir que as empresas financiem a logística reversa e várias outras propostas a partir da página 61 deste documento.Clique aqui para receber todas as propostas.

Apoie o jornalismo independente que só a Agência Nossa faz e participe das reuniões de pauta

Faz/Fez/Diz/Aponta: Deputada federal, Taliria Petrone (PSOL) é Coordenadora do Grupo de Trabalho do Clima da Frente Parlamentar Ambientalista que debate a discussão e implementação de temas como adaptação climática, racismo ambiental, transição energética e mercado de carbono. “É urgente que tenhamos uma cidade preparada e adaptada a extremos climáticos que já nos atingem, como as ondas de calor extremo e as chuvas com alto volume”. Votou contra a PEC das praias na Câmara dos deputados. Também votou contra projetos de lei que esvaziam órgãos ambientais e abrem caminho para mineradores em áreas indígenas.

Rodrigo Neves (PDT)

Propõe: Desobstruir Canal de Ligação da Lagoa de Itaipu; ampliar o investimento em radares meteorológicos, sistema de pluviômetro e sistema de alertas; continuar investindo em obras de contenção de encostas e reflorestamento; ampliar a capacidade de drenagem de rios; ampliar o Programa Jovem EcoSocial; criar o Parque da Orla da Lagoa de Itaipu e do Centro de Mudanças Climáticas; concluir as obras de macrodrenagem da Engenhoca, Barreto e das ruas Paulo Alves, Presidente Backer e Roberto Silveira.Clique aqui para receber todas as propostas.

Faz/Fez/Diz/Aponta: Rodrigo Neves (PDT) era secretário executivo da prefeitura de Niterói quando o município encaminhou para a Câmara Municipal a proposta de um novo plano urbanístico que promoveu alterações significativas nos gabaritos de construções na cidade, aprovado em março deste ano. Antes, como prefeito, promoveu importantes obras de contenção frente a ameaças constantes de deslizamentos agravados pelas mudanças do clima já sentidas em nossa cidade.

Carlos Jordy (PL)

Propõe: Implantar o conceito de cidade esponja nos projetos urbanísticos do município; realizar manutenção das redes já existentes de limpeza dos sistemas de drenagem pluvial para se prevenir alagamentos; implantar piscinão (reservatório) no Caio Martins como estratégia de amortecimento de cheias; colocar mais sirenes nas áreas de risco, especialmente nas encostas e pontos cegos, tais como: Badu, Vila Ipiranga, Ilha da Conceição, Cantagalo, Vital Brasil.Clique aqui para receber todas as propostas.

Faz/Fez/Diz/Aponta: Jordy aponta como necessária a redução do trânsito na cidade, o que pode ser resolvido com soluções como o VLP (Veículo Leve Sobre Pneus), com a implantação de transporte de melhor qualidade ligando Charitas – Centro – Barreto – Alameda São Boaventura –   e um futuro terminal Caramujo. Defende tecnologias mais econômicas que o VLT ea redução de superposições de linhas de ônibus.Informação editada em 24/08 a partir do resumo de plano de governo enviado à Agência Nossa.

Bruno Lessa (PSDB)

Propõe:Investir em tecnologias e desobstruir o canal do Tibau que liga a Lagoa de Piratininga ao mar para despoluição do sistema lagunar interligado; revisar, fiscalizar e executar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos; fomentar a criação de cooperativas para elevar 2% para 10% a reciclagem; atualizar levantamentos de ocupação em áreas de risco e suas interfaces com bacias; ampliar o orçamento destinado ao apoio e a efetivação dos planos de manejo das unidades de conservação; criar um programa municipal com redução, reuso e reciclagem do papel utilizado pela administração pública; implementar a arborização das vias públicas. Clique aqui para receber todas as propostas.

Faz/Fez/Diz/Aponta: No primeiro mandato como vereador de Niterói, de 2013 a 2020, presidiu a Comissão de meio ambiente da Câmara Municipal de Niterói e apresentou dezenas de emendas ao projeto da nova Lei urbanística da cidade, entre elas a que sugeria a delimitação da região no entorno da lagoa de Itaipu como Área de Preservação Permanente (APP) que acabou rejeitada em 2018. Mas em março deste ano, quando a lei foi aprovada,
os arredores das lagoas foram preservados de aumentos de gabaritos como ocorreram em outras localidades.

Veja também propostas e realizações dos candidatos em outros temas:

O Match Eleitoral Niterói é um produto jornalístico desenvolvido pela Agência Nossa com apoio do programa GNI Startups Lab – criado pela Google News Initiative em parceria com a Echos (Laboratório de Futuros Desejáveis). Equipe: Sabrina Lorenzi (Projeto e Edição), Neise Marçal (Apuração e Reportagem), Cláudia Mancini (Consultoria de Projeto), Clara Lorenzi (Design) e Márcio Loureiro (Desenvolvimento).