O Porto Itapoá, em Santa Catarina, conseguiu mais um reconhecimento por práticas sustentáveis, segundo relatório com base no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) 2023, realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O relatório técnico da Coordenação de Pesquisas e Desenvolvimento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), divulgado nesta semana, destacou “desempenho excepcional” do porto, com pontuação de pontuação de 98,33.

O Porto Itapoá já havia sido reconhecido com o Prêmio Via Viva do Ministério da Infraestrutura como o mais sustentável do país na categoria portos privados. Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

Nossa atuação socioambiental faz parte da estratégia do Terminal desde o início de nossas operações e os resultados apontados no relatório da ATP vão ao encontro do que entendemos ser o modelo de desenvolvimento do setor portuário no País”, afirma o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr.

Instituído por meio da Resolução Antaq nº 2.650/2012, o IDA é um instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias. Segundo a agência reguladora, o índice permite quantificar e simplificar informações de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias.

 Fundada em outubro de 2013, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses do segmento portuário privado e atua  na modernização dos portos brasileiros. Atualmente, a associação reúne 35 empresas de grande porte e congrega 69 Terminais Privados do país. Juntas, as associadas movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos.